A passagem de uma frente fria ainda causa instabilidades na metade norte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (22) com potencial para chuva fraca ainda pela manhã. No decorrer da tarde, as instabilidades perdem força e o tempo fica firme. As temperaturas devem diminuir na maior parte do Estado por causa da mudança na direção dos ventos. Na Capital, não deve chover, e a máxima pode cair cerca de 8°C com relação ao dia anterior. A estimativa é de que os termômetros entre 14°C e 18°C em Porto Alegre, Caxias do Sul, Uruguaiana, Santa Maria e Pelotas. Em Passo Fundo, a máxima deve chegar a 20°C.
No sábado (23), uma nova frente fria se forma no Rio Grande do Sul e provoca chuva novamente no Estado. O sistema avança rapidamente no decorrer do dia e a chuva atinge a Faixa Norte até o final da noite. Antes da chuva chegar, as temperaturas devem subir em comparação ao dia anterior, deixando a sensação de tempo abafado. Os volumes de chuva não são elevados, mas há condições para pancadas fortes nas regiões Sul e na Campanha, especialmente na fronteira com o Uruguai. Em Porto Alegre, a chuva chega no final do dia.
A frente fria se afasta no domingo (24), mas ainda causa instabilidades pelo Rio Grande do Sul, ocasionando possibilidade para chuva fraca e muitas nuvens na maior parte do Estado. Até o fim da noite, as instabilidades perdem força, e o tempo volta a ficar firme. Na Campanha e nas demais localidades que fazem fronteira com o Uruguai não há previsão de chuva, e o tempo fica firme desde as primeiras horas do dia. Além disso, nestas áreas as temperaturas devem cair, e a sensação será de frio no amanhecer.
TENDÊNCIA
No decorrer dos próximos dias o tempo fica firme no Rio Grande do Sul, mas a semana começa com sensação de frio e condição para algumas geadas pontuais.