O mau tempo dos últimos dias ainda deixa estragos pelo Rio Grande do Sul. Em alguns locais, a falta de energia elétrica já chega a 48 horas. Em Ivoti, a secretária Angélica Schmidt, 38 anos, está sem luz desde o meio da tarde de segunda-feira (11).
— A escola da minha filha, que também está sem energia, chegou a pedir para que os pais não levassem mais as crianças — conta, ao dizer que pelo menos dois supermercados localizados no bairro Jardim Buller também estão sem ter como atender os clientes.
De acordo com a RGE Sul, responsável pela área, o tempo nesta quarta-feira (13), com muito vento, está dificultando os consertos. A justificativa é a mesma da CEEE, que destaca uma elevação no número de ocorrências devido ao vento constante.
Pelo menos 36 mil clientes seguem com problemas de energia no Estado: 23 mil na área de concessão da RGE e da RGE Sul e 13 mil na cobertura da CEEE. Na manhã desta quarta, eram 51 mil pontos desabastecidos.
Além de Ivoti, os municípios atendidos por RGE e RGE Sul que ainda são afetados por problemas são Passo Fundo, Sarandi, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Sapiranga, Serafina Correa, Novo Hamburgo, Dois Irmãos, Caxias do Sul, Estância Velha, São Francisco de Paula, Gravataí, Santa Cruz e Campo Bom. Pela CEEE, o desabastecimento se concentra na zona sul do Estado, Viamão, Alvorada, Porto Alegre e Litoral Norte.