A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) decide nesta terça-feira (12) sobre a revisão tarifária do transporte intermunicipal na Região Metropolitana e do transporte intermunicipal de longo curso e suburbano do Interior, além de despachos e encomendas. Ainda não há informações sobre qual índice servirá de base para a revisão da tarifa – o percentual será decidido durante a sessão, marcada para 14h.
A decisão será tomada ainda nesta terça pelos conselheiros da Agergs, a não ser que algum deles faça pedido de vista. Eles votam apoiados em estudos feitos pela agência com base em cálculos de gastos das empresas nos últimos anos – o valor do diesel é um dos componentes que entrará na discussão.
No caso do transporte metropolitano, será discutido o reajuste com base nas variações do período e a revisão tarifária extraordinária, que não é feita desde 2016. No caso do transporte de longo curso, será analisada somente a revisão tarifária extraordinária, que não é feita desde 2009.
O conselheiro Alcebíades Santini, relator em um dos processos e revisor em outro, afirma que não pode adiantar o percentual final, já que são levadas em conta várias análises. Ele diz, no entanto, que a Agergs poderá adotar medidas como a divisão do reajuste – parte sendo implantada em seguida e parte em outro momento, quando houver contrapartida das empresas.