O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, informou que a Polícia Federal (PF) abriu 37 inquéritos para investigar a prática de locaute – quando empresários de um setor contribuem, incentivam ou orientam a paralisação de seus empregados – durante a greve dos caminhoneiros. Em coletiva na noite deste sábado (26), em Brasília, o ministro disse que mandados de prisão já foram expedidos, mas não confirmou se as ordens foram cumpridas.
— Temos informações do apoio criminoso de proprietários e patrões de empresas transportadoras e distribuidoras (à greve), que, podem ter certeza, vão pagar por isso.
Também presente à coletiva, o ministro Sérgio Etchegoyen (Segurança Institucional) destacou que o governo conseguiu avanços neste sábado para amenizar os reflexos da greve nos aeroportos e nos centros de distribuições de combustíveis, dois dos focos elencados pelo Planalto.
Segundo ele, cerca de 50% das estradas já foram totalmente liberadas. No Estado de São Paulo, a liberação está em 97%.
Jungmann destacou que, até o momento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já aplicou 400 autos de infração, somando R$ 2 milhões em multas, em razão da greve – que chegou ao sexto dia. O ministro reafirmou ainda que o governo segue aberto ao diálogo.