Uma explosão na cozinha do supermercado Comercial Zaffari, localizado no térreo do Bella Città Shopping Center, em Passo Fundo, deixou cinco funcionários feridos por volta das 12h15min desta sexta-feira (20). O shopping foi evacuado por segurança e liberado por volta das 13h15min.
As causas ainda serão apuradas, mas a principal hipótese é de que um vazamento de gás seguido de um curto-circuito tenha provocado a explosão.
Comandante de socorro do Corpo de Bombeiros, o sargento Dagoberto da Cunha Vieira afirma que, após a combustão do gás, um motor teria queimado e o fogo acabou se propagando através de bandejas de plástico e alumínio usadas para embalar lanches.
— Foi uma pequena explosão, mas, como a cozinha é pequena, de seis metros por seis metros, o material ficou confinado — explica Vieira.
Segundo a assessoria de imprensa do Bella Città, os cinco feridos eram funcionários da cozinha e foram encaminhados com queimaduras de primeiro e segundo grau ao Hospital São Vicente de Paulo.
Conforme a instituição, até as 16h50min eles estavam internados sem previsão de alta. Os feridos são um homem e quatro mulheres. Eles foram avaliados por um cirurgião plástico e ainda aguardavam transferência da emergência para o setor de internação.
A estudante de Direito Caroline Petry, 21 anos, estava na praça de alimentação, localizada no terceiro andar, esperando seu almoço quando ouviu a explosão.
— Escutamos um estouro muito forte. A gente, lá em cima, não sabia que era explosão, só ouvíamos barulho de vidro estourando, pratos caindo. Todo mundo começou a correr e a procurar saídas — conta a jovem. — Tinha muita gente desesperada lá dentro porque, pelo barulho, não conseguíamos identificar o que tinha acontecido.
Conforme Caroline, havia muita gente no shopping naquele momento por conta do horário de almoço e a confusão foi grande. Embora o fogo tenha ficado concentrado na cozinha do supermercado, no térreo, o alarme de incêndio do shopping foi acionado e os seguranças fizeram a evacuação de todo o centro comercial por precaução.
— Pedíamos informações para os seguranças, mas nem eles sabiam informar. Mesmo lá fora, perguntávamos o que tinha acontecido e ninguém sabia responder. Somente quando os bombeiros chegaram que ficamos sabendo que tinha acontecido essa explosão — complementa Caroline.
Uma multidão se formou em frente ao shopping, que foi reaberto ao público cerca de uma hora depois. Já o Comercial Zaffari permanece fechado e a previsão é de que reabra no final do dia.
— Graças a Deus, agora a gente sabe que foi um incêndio de poucas proporções, mas, quando a gente tá lá dentro e não sabe de nada... No começo, pelos barulhos, achamos que era um assalto. Até que alguém gritou "é fogo". Foi um desespero generalizado, porque tinha muitas crianças, famílias. Pessoas se jogaram no chão, cadeiras voaram. Peguei minha filha pela blusa e tentamos ir com calma pra fora — relata o corretor de imóveis Vanderlei Luis Vanin, de 53 anos. — Estou até agora rouco de tanto gritar para as pessoas se acalmarem.
Peritos foram acionados e devem avaliar as circunstâncias da explosão. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, além dos feridos, os danos materiais se concentraram no motor e na parte da fiação da cozinha do supermercado.
Veja a nota divulgada pela assessoria do shopping:
Por volta das 12h15 desta sexta-feira (20), o detectores de incêndio da Comercial Zaffari do Bella Città foram ativados devido a um vazamento de gás ocorrido na cozinha do supermercado. No momento do ocorrido, cinco funcionários estavam no local e sofreram ferimentos. Todos foram encaminhados pra o Hospital São Vicente de Paulo e já foram atendidos. O Bella Città Shopping informa que a situação está controlada e o mesmo se encontra aberto ao público normalmente.