A demolição das obras inacabadas de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Salgado Filho se aproxima do fim. Os trabalhos começaram em 17 de março. Nesta segunda-feira (23), trabalhadores do consórcio formado pelas empresas HTB, Tedesco e Barbosa Mello retiravam parte dos escombros da obra.
"Tudo está correndo dentro do previsto. No entanto, a Fraport Brasil – Porto Alegre não fará detalhamento do projeto/obras. Tão logo tivermos novidades, divulgaremos à imprensa", informou a Fraport por meio de nota.
A decisão de realizar a demolição da estrutura foi tomada porque a construção ficou muito tempo exposta às intempéries. Foi cogitada a possibilidade de se usar a estrutura, mas o custo de correção era maior do que fazer uma nova obra.
O pavilhão inacabado custou R$ 36,68 milhões aos cofres públicos. Até o fim do mês passado, a Infraero não havia conseguido concluir a rescisão do contrato com a empresa Espaço Aberto, responsável pelo serviço.
A construção teve início em setembro de 2013 e foi realizada até janeiro de 2016. Neste período foram executados apenas 19,19% dos serviços. A empresa chegou a ser multada em R$ 161,75 mil pelos constantes atrasos.
A primeira etapa da ampliação do terminal de passageiros deveria ter ficado pronta um mês antes da realização da Copa do Mundo em Porto Alegre, em 2014. Houve ao menos 12 paralisações motivadas por greve dos operários que reclamaram das condições de trabalho.