O esqueleto do pavilhão do novo terminal de passageiros do Aeroporto Salgado Filho está sendo demolido há duas semanas. O trabalho é realizado pelo consórcio contratado pela Fraport. A obra está parada há mais de dois anos. Até hoje a Infraero não conseguiu concluir a rescisão do contrato com a empresa responsável pelo serviço.
A construção teve início em setembro de 2013 e foi realizada até janeiro de 2016. Neste período foram executados apenas 19,19% dos serviços.
O investimento na obra chegou a R$ 36,68 milhões e a empresa Espaço Aberto foi multada em R$ 161,75 mil. Segundo a Infraero, a rescisão contratual encontra-se em tramitação. A empresa pública não confirmou, porém, quando irá concluir o cancelamento do contrato.
A decisão de realizar a demolição da estrutura foi tomada porque a construção ficou muito tempo exposta às intempéries. Foi cogitada a possibilidade de se usar a estrutura, mas o custo de correção era maior do que fazer uma nova obra.
A primeira etapa da ampliação do terminal de passageiros deveria ter ficado pronta um mês antes da realização da Copa do Mundo em Porto Alegre. Houve ao menos 12 paralisações motivadas por greve dos operários que reclamaram das condições de trabalho.