Os motoristas de Caxias do Sul têm enfrentado dificuldades para transitar em pontos da cidade por causa de galhos de árvores que crescem demais. Eles tomam conta da via, tirando a visão de placas e semáforos em cruzamentos. Uma dos locais em que o problema é mais visível é o cruzamento das ruas Dom José Barea e Andrade Neves, no bairro Exposição. Durante o amanhacer, o problema fica potencializado pelo nascer do sol.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente diz ter conhecimento do problema no local e sustenta que a árvore foi plantada por um morador. Além dos transtorno causado pelos galhos, as raízes da árvore estão levantando a calçada por conta do seu tamanho. A previsão da SEMMA é de que a poda seja feita ainda nesta semana pelas equipes do setor de Praças, Parques e Jardins.
Desde o dia 28 de fevereiro, o site da prefeitura publica os pedidos de podas de árvores feitos por moradores. Na publicação, consta a data do protocolo, a informação sobre se o pedido do morador foi aceito ou não, o cronograma de execução e a data da conclusão do serviço. A lei que obriga a publicação foi sancionada pelo prefeito Daniel Guerra em janeiro deste ano.
Os moradores podem solicitar a poda ou corte de árvores em qualquer espaço público do município. Devem ir até a Secretaria do Meio Ambiente, levar comprovante de residência e um documento com foto. Depois de aberta a solicitação, um profissional da Secretaria faz a vistoria. Se a análise for pela necessidade da poda ou corte, o trabalho é realizado.