Com uma parceria público-privada, a prefeitura de Bento Gonçalves pretende implantar lâmpadas de LED em toda a iluminação pública do município. São 14,4 mil pontos no projeto, que prevê ainda a instalação de 100 câmeras de monitoramento.
O plano é desenvolvido por uma empresa sem custos para a prefeitura e deve ser entregue na semana que vem. Depois, o município vai lançar uma licitação para conceder o serviço. A previsão é que isso ocorra ainda neste semestre. Depois da assinatura do contrato, a previsão é que a substituição de todas as lâmpadas ocorra em até quatro anos.
A parceria será de 30 anos, o que significará duas trocas das lâmpadas porque a validade do sistema com LED é de 15 anos. A expansão de pontos deve ficar em torno de 1% ao ano, conforme secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin. Segundo ele, a concessão para a iniciativa privada deve gerar uma economia de cerca de R$ 600 mil por ano ao município. Hoje, são duas equipes deslocadas para o serviço, além da necessidade de estoque para as trocas necessárias. O custo mensal para o município é de aproximadamente R$ 550 mil por mês.
O novo sistema terá telegestão, que permite ao operador saber a localização de cada ponto de luz e receber informações instantânea. Assim, possíveis falhas, como lâmpadas queimadas, podem ser identificadas facilmente. Conforme o secretário, o contrato deve prever um período de até 5 horas para a troca.
Além da redução de custos, o secretário aponta que a utilização da tecnologia terá impacto nas condições de segurança pública. Um dos motivos é a claridade maior provocada pelas lâmpadas de LED. Pasin explica ainda que ela aumenta os tons de cores, o que permitirá a identificação de suspeitos com mais facilidade por meio de câmeras. Como a ideia é instalar 100 equipamentos de monitoramento junto às lâmpadas, ele considera que o sistema será eficiente na inibição e apuração de crimes.
Na segunda-feira (20), a prefeitura apresentou a líderes locais o projeto em andamento.