A prefeitura de Bento Gonçalves estuda a adoção de um aplicativo para a gestão da frota de veículos. O sistema, que tem um custo estimado de cerca de R$ 17 mil, substituiria o registro manual realizado pelos próprios motoristas. O município possui atualmente uma frota de cerca de 200 veículos.
O aplicativo funciona de forma semelhante aos sistemas de táxi e oferece o rastreamento em tempo real dos veículos, além relatórios de uso diário e a possibilidade de compartilhamentos de viagens para destinos semelhantes. Essa ferramenta funcionaria de forma parecida com o Uber, diz o secretário Adjunto de Administração e Governo, Ivan Toniazzi.
Segundo ele, a troca tem o objetivo de reduzir o custo mensal da frota evitando viagens duplas, o uso de veículos fora do expediente e o desperdício de combustível. Além disso, possibilita avaliações constantes de desempenho dos condutores, necessidade manutenção e estado de conservação dos carros.
Em paralelo, a Secretaria de Administração e Governo também estuda o rastreamento dos veículos por satélite. A decisão sobre qual sistema será utilizado deve ser tomada em até 30 dias.