Ainda nesta semana, a prefeitura de Bento Gonçalves encaminhará à Câmara de Vereadores o projeto para a criação dos 20 primeiros cargos para guardas municipais. Até sexta-feira (23), também será lançada a licitação para contratar a empresa responsável pela elaboração das provas do concurso público.
Em Bento Gonçalves, diferente de outros municípios, o nome da corporação será Guarda Civil e o nome do cargo será agente municipal de segurança. De acordo com o prefeito Guilherme Pasin, já havia uma lei de 2011 que criava a Guarda, mas ainda sem implantação.
O projeto que será encaminhado à Câmara extingue a legislação anterior, porque em 2014 o governo federal estabeleceu novas atribuições para as Guardas. Junto com a nova lei, o prefeito encaminha a criação dos 20 cargos públicos.
Conforme o prefeito, o curso de formação dos guardas será feito pela Brigada Militar como uma forma de contrapartida do Estado pela implantação do Sistema Integrado de Segurança.
— Queremos que os guardas trabalhem em conjunto com a Brigada Militar, para ajudar a Brigada a atuar fortemente na área do comércio e turística — destaca Pasin.
A intenção da prefeitura é que os servidores já estejam nas ruas a tempo para a movimentação no comércio no período natalino.