Parte dos usuários cadastrados no sistema de alertas da Defesa Civil para casos de desastres naturais como inundações, deslizamentos e vendavais não recebeu o aviso por SMS na terça-feira (27), quando o mau tempo causou estragos em algumas regiões do Estado. O motivo do erro, segundo o Centro de Operações da Defesa Civil (Codec), pode estar em algum dos processos entre a emissão e a distribuição do alerta, procedimentos que são feitos por meio de uma plataforma implementada em operação conjunta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e de órgãos de Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).
— A nossa parte, que é a emissão do alerta, foi feita. Tanto é que muita gente recebeu. O não recebimento pode ter ocorrido por causa de algum erro no processo de distribuição do aviso, que é enviado pela Defesa Civil por meio de uma plataforma que foi implementada com coordenação da Anatel. Essa plataforma distribui a mensagem para as operadoras que repassam para seus clientes — afirma o sargento Vanderlei Cesca Picinatto, coordenador adjunto do Codec.
Picinatto destacou que, no momento, a Defesa Civil não consegue apontar onde ocorreu o erro no processo. Segundo o sargento, como não houve "nenhuma reclamação formal", até agora, à Defesa Civil, o órgão não iria questionar a Anatel ou as operadoras sobre o problema relatado pela reportagem.
A assessoria de comunicação da Anatel informou que a agência não recebe e nem distribui as notificações de alertas de desastres via SMS. Conforme o órgão, a Anatel "coordenou a montagem da estrutura de telecomunicações para viabilizar o sistema de notificação de alertas à população". A agência informou que "está trabalhando para identificar o que ocorreu". Até a publicação desta reportagem, a Anatel não havia informado quem gerencia a plataforma que distribui os alertas.
Repórteres de GaúchaZH são testemunhas da falha: enquanto alguns receberam a mensagem alertando para "temporais isolados, chuvas, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo, região sul, leste, centro-leste, nordeste, litoral", por volta das 16h30min, outros, com conta na mesma operadora, não receberam nada. Ambas moram e registraram CEPs de Porto Alegre.
Erros de cadastro foram descartados, porque essas mesmas jornalistas haviam recebido o alerta de chuva intensa do dia 23 de janeiro, como mostra a imagem a seguir:
Problema anterior
Há pouco mais de duas semanas, no dia 9 de fevereiro, a Defesa Civil e também o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) não enviaram alertas para um temporal que causou muitos danos na Capital, o que causou dúvidas e reclamações de pessoas cadastradas no serviço.
Naquele momento, os dois órgãos explicaram que o episódio não se tratou de falha. O downburst - fenômeno identificado como responsável pelos estragos naquela sexta-feira - se formam de maneira "praticamente instantânea ou em segundos", não havendo tempo hábil para emitir um alerta via SMS.
Os serviços
O sistema de alertas da Defesa Civil está em operação desde o dia 18 de dezembro no Rio Grande do Sul. O serviço é gratuito e é oferecido através de mensagem para o celular que o usuário cadastrar. Para participar, basta mandar mensagem para o telefone 40199 informando o número do CEP de onde você mora - é possível, inclusive, informar mais de um endereço postal.
Já o sistema de alerta via SMS do Ceic é vinculado ao Twitter. Para se cadastrar, é requisito ter uma conta na rede social e acessar o perfil do órgão, onde é preciso fornecer informações básicas. Atualmente, são 4.336 usuários.