Os moradores do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo começaram no dia 18 de dezembro a receber alertas da Defesa Civil em caso de desastres naturais como inundações, deslizamentos e vendavais. O serviço é gratuito e é oferecido através de mensagem para o celular que o usuário cadastrar.
Para participar, basta mandar mensagem para o telefone 40199 informando o número do CEP de onde você mora. Os avisos serão enviados aos telefones cadastrados assim que forem identificadas situações de riscos que possam acarretar desastres naturais.
Os conteúdos das mensagens serão produzidos e enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em parceria com a Defesa Civil do Estado e dos municípios.
É permitido cadastrar mais de um CEP. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, o sistema é inédito no país e "oferece às pessoas a chance de terem, diretamente em seus telefones, as condições e alertas para tomar providências rápidas e evitar que sejam atingidas por desastres".
Os alertas foram testados durante seis meses em 25 cidades de Santa Catarina e Paraná. Mais de 1 milhão de usuários em outros Estados optaram por receber os alertas. O serviço será oferecido em todo o país até março de 2018.
De acordo com o governo federal, o Japão começou a utilizar o alerta em 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas, contam com serviços semelhantes. Agora, Japão e Brasil mantêm parceria para troca de conhecimento em caso de desastres naturais.
Como receber os alertas gratuitamente
Primeiro passo: envie um SMS para o número 40199. No campo do texto, digite o CEP de onde você mora. Envie a mensagem.
Segundo passo: confira se você recebeu a mensagem confirmando a realização do cadastro.