Mais quatro municípios gaúchos atingidos pela estiagem tiveram os decretos de emergência reconhecidos pelo governo federal. O Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) traz o reconhecimento dos decretos de São Jerônimo, na região Carbonífera, e de Cerro Grande do Sul, Canguçu e Arroio do Padre, na região Sul.
Assim, chega a nove o número de municípios com decretos reconhecidos. Isso significa que receberão recursos da União e também auxílios para obras de recuperação – no entanto, não há prazo para o recebimento dos benefícios.
Também nesta segunda, o Estado homologou a situação de emergência dos municípios de Candiota e Bagé, na região da Campanha, e Turuçu e Cerrito, na regiao Sul. Com a homologação, as prefeituras recebem ajuda humanitária, e aguardam o reconhecimento por parte do governo federal.
Pelo menos 21 municípios adotam racionamento de água no Rio Grande do Sul devido à estiagem, e os prejuízos chegam a R$ 1 bilhão com danos em lavouras e na pecuária. Na última semana, o governo do Estado anunciou a oferta de seis caminhões com tanques, quatro máquinas retroescavadeiras, uma retroescavadeira hidráulica e duas perfuratrizes, que serão utilizadas pelas prefeituras através de rodízio de acordo com a urgência.
Municípios com situação de emergência homologada pelo Estado e reconhecida pela União:
- Cristal
- Amaral Ferrador
- Hulha Negra
- Morro Redondo
- São Jerônimo
- Cerro Grande do Sul
- Canguçu
- Arroio do Padre
- Pedras Altas