O governo do Estado decidiu mexer em projetos de infraestrutura que estavam engavetados desde o começo do mandato de José Ivo Sartori. Um deles é a construção de um viaduto na RS-407 sobre a Estrada do Mar (RS-389), no Litoral Norte gaúcho.
No começo do mês, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, informou que o estudo foi retomado. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) garante que o projeto nunca esteve parado.
Os termos de referência da obra estão sendo ajustados na Superintendência de Obras de Arte Especiais da autarquia. Em breve, o governo deverá realizar a licitação para escolher a empresa que ficará responsável por fazer o projeto de construção do viaduto. O Daer garante que a obra começa no ano que vem e será executada em seis meses. A promessa é que até o verão de 2019 os trabalhos estejam concluídos.
Em 2011, o governo assinou contrato com a empresa Etel – Estudos Técnicos Ltda para realização de um estudo sobre a viabilidade de construir o viaduto e realizar a ampliação de tráfego da RS-407. Em 2014, o termo de referência sobre a elevada foi finalizado. A projeção indicava um viaduto de 750 metros de comprimento com investimento de R$ 11 milhões.