Embora tenha registrado um boom na reta final, a campanha de arrecadação de recursos para construção do memorial às vítimas da tragédia da boate Kiss ainda está a R$ 17,6 mil de alcançar a meta mínima.
Até a manhã desta sexta-feira (23), a vaquinha virtual soma R$ 137,3 mil. Como é uma campanha do tipo "tudo ou nada", se até as 23h59min deste sábado (25) não forem alcaçados R$ 150 mil, vai voltar à estaca zero e perder todas as doações.
A vaquinha vinha sendo engordada lentamente desde que fora lançada, em agosto. Com uma forte mobilização, somente nos últimos cinco dias, foram feitos 200 novos depósitos, alcançando um total de 749 doadores.
Entre eles estão pessoas físicas, empresas, entidades e diferentes iniciativas, como a da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), que disponibilizou livros em troca de qualquer valor.
Diante desse salto e na expectativa de que doações já confirmadas ainda serão computadas pela plataforma de crowdfunding, os organizadores da mobilização — a AVTSM, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e a prefeitura de Santa Maria — estão otimistas de que a meta será batida até sábado.
A meta total da campanha, batizada de Abrace um memorial para celebrar a vida, é de R$ 300 mil. Pela proposta, os primeiros R$ 150 mil arrecadados servirão para os trabalhos técnicos necessários para realizar o concurso que escolherá o anteprojeto do memorial. A segunda parcela de R$ 150 mil seria para o desenvolvimento do projeto arquitetônico vencedor.
PASSO A PASSO PARA AJUDAR
1) Acesse o site da vaquinha (www.juntos.com.vc/memorialkiss).
2) Clique em "Apoiar este projeto".
3) A seguir, insira seus dados pessoais (pode ser pessoa física ou jurídica) ou faça login utilizando perfil do Facebook.
4) Selecione o valor da doação e escolha a forma de contribuição.
5) Na opção "Não quero recompensa" o doador define a quantia (mínimo de R$ 5). Também é possível escolher valores pré-determinados de R$ 50 a mais de R$ 10 mil, em que são fornecidas recompensas ao doador, como carta de agradecimento dos pais das vítimas e nome no catálogo do concurso público de arquitetura.
6) O doador pode optar ainda entre doar anonimamente ou divulgar seu nome, que aparece no site da campanha.
7) O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, boleto bancário ou pela plataforma online Moip.