O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Caxias do Sul teve a confirmação há pouco tempo de quanto foi arrecadado do imposto de renda do exercício deste ano. Segundo o presidente Elói Gallon, são R$ 928 mil. No ano de 2016, o repasse foi de R$ 730 mil. Com isso, o Comdica vai receber 27% a mais. O depósito está previsto a partir do início do ano que vem.
Atualmente, 31 projetos que atendem crianças e adolescentes estão em execução na cidade com apoio de entidades parceiras. Além destes recursos, o Comdica publicou no Diário Oficial do município desta segunda-feira (18) um procedimento para que entidades interessadas em desenvolver projetos no loteamento Campos da Serra concorram a uma verba de um programa do Itaú que dinheiro via conselho.
Segundo Gallon, o loteamento Campos da Serra foi apontado para ser o foco do projeto, devido ao alto número de ocorrências, como tráfico de drogas, vandalismo, invasões e crimes, além da falta de equipamentos sociais próximos ao loteamento. O Campos da Serra não tem escola próxima.
"A gente não sabe se o projeto será aprovado e, se isso ocorrer, não sabemos quanto recurso vem. Mas Caxias já teve projetos financiados pelo Itaú", aponta o presidente do Comdica.