Um projeto de lei que tramita na Câmara de Vereadores cria a função de guarda municipal para atuar em Farroupilha. A proposta prevê ainda a criação, extinção e mudança de denominação de outras funções de servidores. Apresentado ao Legislativo em 28 de agosto, o projeto de lei tramita em comissões internas do Legislativo. Depois de receber os pareceres, poderá seguir para a votação em plenário. Se aprovado, o projeto representa um avanço para que o município implante a Guarda Municipal.
Segundo o secretário de Gestão e Desenvolvimento Humano, Vandré Fardin, o passo seguinte será encaminhar um concurso público, com previsão de 16 vagas para guardas municipais. Ele explica que a ideia é que a Guarda entre em funcionamento neste ano com serviços mínimos, inicialmente apenas no cuidado do patrimônio.
De acordo com ele, os guardas serão chamados para atuar à medida que os atuais vigilantes se aposentarem. Conforme o secretário, as perdas de arrecadação fazem com que a Guarda Municipal comece a atuar de forma modesta e a projeção é ampliar a atuação ao longo de 2018.