A crise econômica levou a empresa de ônibus Soul, que atende moradores de Alvorada, a tomar medidas de contenção de gastos para se manter. O começo do mês de agosto foi marcado por demissões, redução do número de linhas e também de cortes nos salários de funcionários.
Conforme a assessoria de imprensa da Soul, os 86 funcionários que compõem a área administrativa da empresa tiveram redução de carga horária e, consequentemente, de salários, em torno de 10%. Motoristas e cobradores não foram atingidos. A empresa, que tem em torno de 1,2 mil colaboradores, afirma que esta foi a alternativa encontrada para evitar um grande número de demissões. Apesar disso, houve dispensas, mas o número não foi informado.
A empresa também alega que a crise fez com que fosse necessário realizar readequação de horários. Nenhuma das 199 linhas deixou de ser oferecida, mas em grande parte delas houve redução no número de horários – principalmente os de baixa demanda, conforme a empresa.
As atitudes de contenção também foram tomadas em função da redução do número de passageiros transportados, que caiu 8,3% no primeiro semestre em relação ao mesmo período no ano passado. Conforme a Soul, são mais de 1 milhão de passageiros a menos.
Clientes que se sentirem atingidos pela redução de linhas podem entrar em contato pelo 0800 510 2877. A empresa afirma que, como a ação busca equilíbrio econômico, o valor das passagens não sofrerá impacto. A direção da empresa não falou diretamente com a reportagem porque estava em outro compromisso.