Com a crise aberta pela Operação Carne Fraca, que deflagrou um esquema de corrupção envolvendo frigoríficos e fiscais agropecuários, o presidente Michel Temer convocou para este domingo reuniões com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi; o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, e representantes de frigoríficos.
Leia mais:
Fraude da carne ameaça imagem de mercado bilionário
Gerente da BRF é preso ao desembarcar no aeroporto de Guarulhos
Como funcionava o esquema para liberar carne irregular
Pouco antes das 15h, Temer iniciou um primeiro encontro apenas com Maggi, no Palácio do Planalto. Em seguida, recebe também Pereira e os representantes dos frigoríficos. Nem a assessoria da Presidência nem do Ministério da Agricultura soube informar quem participa da reunião em nome do setor.
O governo está preocupado com o impacto da operação nas exportações de carnes e outros produtos animais. No sábado, técnicos da Agricultura se reuniram e preparam uma nota que será enviada a embaixadores de vários países. De acordo com a pasta, o texto deverá informar sobre a Operação Carne Fraca e esclarecer dúvidas já levantadas por outros países, além de certificar de que o governo brasileiro está tomando todas as providências.