A maioria das liquidações de verão no comércio caxiense termina em fevereiro. No entanto, com a crise e em ações isoladas, os lojistas iniciam o mês de março com promoções para esgotar os estoques de verão e apresentar os produtos da próxima estação, o outono. A medida também serve para começar o ano com as vendas mais aquecidas. Os lojistas prometem manter as peças de verão com preços promocionais enquanto houver estoque.
Leia mais
Com investimento de R$ 500 mil, antiquário abre as portas em Caxias
"Crescimento da pobreza associa-se à perda de emprego", diz diretor do Banco Mundial para o Brasil
Número de pobres diminui em Caxias do Sul, mas deve voltar a crescer em 2017
Plantio de bananas em áreas da Serra é alternativa de renda para o agricultor
Com liquidações desde dezembro, a gerente da Bulla, Séfora Bulla Paviani, diz que o comércio caxiense está diferente e precisa se adequar ao perfil do consumidor, dando opções de prazo e preços. Segundo ela, a liquidação de verão começou ainda no início de fevereiro e ofereceu descontos de até 70%.
– Nossa média de descontos é de 30%. O verão vai terminar e essa é a maneira de ajustar nosso estoque. O custo para guardar o produto é muito caro. O estoque tem que girar – explica Séfora.
A gerente conta que, tradicionalmente, as vendas no mês de fevereiro são melhores que as de janeiro. E um dos motivos é o retorno das aulas, que impulsionam o consumo de tênis e outros tipos de calçados.
– O momento do comércio está muito difícil, mas a gente consegue se manter porque temos clientes fiéis – comenta Séfora.
A Horango Tango também mantinha promoções estampadas em sua vitrine. A loja tem registrado um bom volume de vendas nos últimos cinco meses, resultado do posicionamento em manter as promoções, explica a gerente da loja, Andréa Stumpf.
– Procuramos manter sempre um produto com preço mais acessível. Tínhamos uma promoção na primeira quinzena de fevereiro e prorrogamos até o final do Carnaval. Mas temos promoções o ano todo – diz Andréa.
A loja de roupas e calçados Dullius decidiu promover a sua liquidação de verão durante quatro dias no início de fevereiro com descontos de até 60%. A gerente Simone Lopes diz que as vendas nos dias de promoção foram “maravilhosas”.
– Nossos valores eram para queimar os produtos. Era promoção mesmo. Não subimos os preços após o fim da liquidação. Nossa intenção é limpar a loja.
As vendas na Dullius também foram melhores em fevereiro, comparado com janeiro. Os preços baixos atraem o cliente para a loja, informa Simone.
Em seu primeiro verão na cidade, o sócio-proprietário da Dullius, Vinicius Dullius, aponta a falta de uma campanha de liquidação em conjunto para “agitar” o comércio. Vinicius espera dobrar as vendas no próximo verão. Segundo ele, a falta de mão de obra qualificada e o volume de demissões no setor metalmecânico contribuíram para as vendas acanhadas.
– Tudo é novidade, pois inauguramos em abril do ano passado. Aqui o pessoal está com medo, mais do que em outras cidades onde temos lojas.
Economia de mais de R$ 80 em uma sandália
A estudante Bianca Valandro, 20 anos, aproveitou as liquidações de final de verão para comprar a sandália de sua preferência. Antes de fechar a compra, a jovem pesquisou em quatro lojas do centro de Caxias e o mesmo modelo da sandália custava acima de R$ 200. A jovem calcula que economizou mais de R$ 80.
– Aqui ela custava R$ 179 e eu paguei, na promoção, R$ 119. Comprei uma sandália que está na moda, confortável e em promoção, disse satisfeita.Além da sandália, Bianca ficou de olho em vestidos para festas para uma próxima compra.
– Os produtos também estão com os preços bons. Essa é a hora de comprar.