A maioria das liquidações de verão no comércio caxiense termina em fevereiro. No entanto, com a crise e em ações isoladas, os lojistas iniciam o mês de março com promoções para esgotar os estoques de verão e apresentar os produtos da próxima estação, o outono. A medida também serve para começar o ano com as vendas mais aquecidas. Os lojistas prometem manter as peças de verão com preços promocionais enquanto houver estoque.
Leia mais
Com investimento de R$ 500 mil, antiquário abre as portas em Caxias
"Crescimento da pobreza associa-se à perda de emprego", diz diretor do Banco Mundial para o Brasil
Número de pobres diminui em Caxias do Sul, mas deve voltar a crescer em 2017
Plantio de bananas em áreas da Serra é alternativa de renda para o agricultor
Com liquidações desde dezembro, a gerente da Bulla, Séfora Bulla Paviani, diz que o comércio caxiense está diferente e precisa se adequar ao perfil do consumidor, dando opções de prazo e preços. Segundo ela, a liquidação de verão começou ainda no início de fevereiro e ofereceu descontos de até 70%.
– Nossa média de descontos é de 30%. O verão vai terminar e essa é a maneira de ajustar nosso estoque. O custo para guardar o produto é muito caro. O estoque tem que girar – explica Séfora.
A gerente conta que, tradicionalmente, as vendas no mês de fevereiro são melhores que as de janeiro. E um dos motivos é o retorno das aulas, que impulsionam o consumo de tênis e outros tipos de calçados.
– O momento do comércio está muito difícil, mas a gente consegue se manter porque temos clientes fiéis – comenta Séfora.
A Horango Tango também mantinha promoções estampadas em sua vitrine. A loja tem registrado um bom volume de vendas nos últimos cinco meses, resultado do posicionamento em manter as promoções, explica a gerente da loja, Andréa Stumpf.
– Procuramos manter sempre um produto com preço mais acessível. Tínhamos uma promoção na primeira quinzena de fevereiro e prorrogamos até o final do Carnaval. Mas temos promoções o ano todo – diz Andréa.
A loja de roupas e calçados Dullius decidiu promover a sua liquidação de verão durante quatro dias no início de fevereiro com descontos de até 60%. A gerente Simone Lopes diz que as vendas nos dias de promoção foram “maravilhosas”.
– Nossos valores eram para queimar os produtos. Era promoção mesmo. Não subimos os preços após o fim da liquidação. Nossa intenção é limpar a loja.
As vendas na Dullius também foram melhores em fevereiro, comparado com janeiro. Os preços baixos atraem o cliente para a loja, informa Simone.
Em seu primeiro verão na cidade, o sócio-proprietário da Dullius, Vinicius Dullius, aponta a falta de uma campanha de liquidação em conjunto para “agitar” o comércio. Vinicius espera dobrar as vendas no próximo verão. Segundo ele, a falta de mão de obra qualificada e o volume de demissões no setor metalmecânico contribuíram para as vendas acanhadas.
– Tudo é novidade, pois inauguramos em abril do ano passado. Aqui o pessoal está com medo, mais do que em outras cidades onde temos lojas.
Economia de mais de R$ 80 em uma sandália
Comércio
Comerciantes de Caxias do Sul realizam liquidações para zerar estoques
Com menor poder aquisitivo, lojas fazem promoções para atrair clientes que buscam preços mais baixos
André Tajes
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: