O Grupo RBS reafirmou a posição de segunda empresa mais premiada da história do jornalismo brasileiro, atrás apenas da Rede Globo. O ranking foi divulgado na quinta-feira pelo Jornalistas&Cia, portal paulista que dimensiona e contabiliza os prêmios dos profissionais do país. A RBS também ocupa o segundo lugar na lista de 2016.
De acordo com o levantamento, Zero Hora é o quarto veículo mais premiado na série histórica, somando 314 prêmios e 9.095 pontos. A lista mantém as cinco lideranças anteriores, com TV Globo no topo, seguida por Folha de S.Paulo, O Globo, Zero Hora e O Estado de S. Paulo.
Leia também:
Grupo RBS conquista 22 distinções no Prêmio ARI de Jornalismo
Grupo RBS premia melhores trabalhos de 2016
Olhando para o ano de 2016, Zero Hora se manteve como líder na Região Sul e ocupa o sétimo lugar no levantamento nacional, com 220 pontos, que correspondem a oito prêmios contabilizados pelo portal. Outras duas marcas de jornalismo do Grupo RBS, Rádio Gaúcha e RBS TV, estão entre os 10 mais premiados.
– Esse reconhecimentonos enche de orgulho e nos motiva ainda mais porque destaca o nosso esforço em produzir um conteúdo de alta qualidade, alinhado ao desejo do nosso público. Como sempre digo, ganhar prêmios não é o foco do nosso trabalho, mas nos mostra que estamos no caminho certo, exercendo nosso propósito com convicção. Há 60 anos, essa é a nossa razão de existir – disse Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS.
Para se manter campeão na Região Sul, o jornal dos gaúchos colecionou conquistas. Entre elas estão 11 prêmios da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e o Grande Prêmio Petrobras. Além disso, recebeu reconhecimentos internacionais, como o The Best of News Design, da Society for News Design, que não entram na contagem do portal.
– O desempenho de ZH é reflexo do bom trabalho de seus profissionais, que também se destacam na pesquisa, e do investimento em reportagens de profundidade, que são as que geralmente são lembradas e mais valorizadas nos principais prêmios de jornalismo do Brasil e do Mundo – avalia o editor Fernando Soares, do Jornalistas&Cia.
O editor diz que a presença de ZH se fortalece no ranking porque é o único veículo fora do eixo RJ-SP que teve um jornalista como o +Premiado do ano. Foi em 2013, com o trabalho do repórter Humberto Trezzi.
– Humberto Trezzi, além de ser o 13º +Premiado da história do jornalismo brasileiro, é o segundo jornalista com o maior número de prêmios conquistados, 35 no total. Ele está atrás apenas do Cid Martins, da Rádio Gaúcha, com 51 prêmios na carreira – diz Fernando.
Os resultados também foram valorizados por Cláudio Toigo Filho, CEO de Mídias do Grupo RBS:
– Grandes conquistas são resultado da qualidade do trabalho dos profissionais e nos estimulam a investir cada vez mais no jornalismo que tem relevância para o nosso público e gera impacto positivo na sociedade.
A RBS TV e a Rádio Gaúcha também ocupam a primeira colocação em suas plataformas na Região Sul, e na lista nacional estão entre os 10: RBS TV em nono e Rádio Gaúcha em 10º. Entre as distinções da RBS TV estão o Prêmio ARI, na categoria Telejornalismo/Reportagem Esportiva, e o Grande Prêmio Setcergs de Jornalismo.
A Rádio Gaúcha foi reconhecida em prêmios como o TOP de Marketing ADVB e foi o veículo do ano no Salão da Propaganda. Além disso, contabiliza todos os prêmios que os repórteres receberam por trabalhos produzidos para a rádio, como o ARI.
Saiba mais
O ranking +Premiados é feito a partir de pontuação atribuída às distinções recebidas pelos jornalistas dos veículos. Desde a sua criação, em 2011, Zero Hora está entre as grandes forças não apenas na Região Sul, mas no Brasil. Em todas as edições, o jornal esteve entre os 10 veículos do ano e manteve-se entre os cinco mais premiados da história do jornalismo.