Os recursos dos trabalhadores da região da Serra que tiveram o pedido do seguro-desemprego negado nas agências do Sine são encaminhados no Ministério do Trabalho de Caxias do Sul e tiveram um aumento de cerca de 40% desde janeiro de 2016. Conforme o gerente do Ministério do Trabalho em Caxias do Sul, Vanius Corte, são encaminhados, em média, cerca de 1 mil pedidos por mês.
O aumento da demanda se deu no ano passado, não só pela crise econômica, mas também a partir das mudanças na concessão do benefício com exigências maiores de documentação para evitar conflitos. Um dos problemas mais comuns que chegam ao Ministério do Trabalho de Caxias, segundo Corte, são pessoas que aparecem como sócios de empresas. Para ter direito ao benefício, precisam comprovar que a empresa foi fechada. Na maioria dos casos, o gerente do MT diz que os recursos são deferidos, se toda a documentação estiver em dia.
Nesta semana, filas chegaram a se formar em frente ao órgão, na Rua Bento Gonçalves, no início da tarde. Os encaminhamentos de recursos estão sendo agendados a partir do dia 20 de janeiro, porque o servidor responsável por este atendimento específico está de férias.