As vagas de estacionamento pública de Canela passarão a ser cobradas a partir da metade desde mês. O contrato entre a prefeitura e a concessionária Rek Parking, vencedora da licitação, foi assinado na última sexta-feira. A empresa já opera em Caxias, Bento Gonçalves e Santa Maria, e vai pagar outorga de R$ 300 mil para começar a cobrança na Região das Hortênsias. O contrato também prevê o repasse de 11% da receita bruta para o município.
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Trânsito e Urbanismo de Canela, a cobrança será implantada para buscar eficiência e qualidade para a população, já que há déficit de vagas e a demanda é crescente.
O sistema vai ter sensor de vagas e um display que vai informar quantas vagas estão disponíveis em determinada região. Os motoristas também vão poder realizar o pagamento via aplicativo, como ocorre em Caxias e Bento Gonçalves.
Em Caxias havia intenção de implantar sensores em vagas de forma experimental ainda neste ano. O estudo seria realizado parte das vagas de área verde. No entanto, de acordo com o Secretário de Trânsito, Manoel Marrachinho, a opção, no primeiro momento, foi por lançar o aplicativo para pagamento das tarifas. Conforme ele a implantação do sistema na cidade é complexo devido ao número de vagas e ao alto custo. A ideia, porém, não foi descartada e pode ser tirada do papel nos próximos meses