O Procon Municipal de Porto Alegre notificou o Banco do Brasil, nesta quarta-feira, após o anúncio de fechamento de 402 agências em todo o país. A entidade deu um prazo de 48 horas para que o banco esclareça quais medidas serão tomadas para evitar que o consumidor sofra prejuízos com a mudança.
Além disso, a instituição financeira também deverá informar quantas agências serão fechadas na capital gaúcha e quais canais de atendimento serão colocados à disposição do consumidor. De acordo com o diretor executivo do Procon Municipal de Porto Alegre, Cauê Vieira, Banco do Brasil deverá, ainda, apresentar ao órgão o plano de comunicação adotado para garantir a informação plena aos clientes sobre as mudanças.
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Reestruturação do BB não mudará senhas e cartões de clientes
Em nota, o Banco do Brasil informou que prestará a Procon todas as informações necessárias sobre as medidas anunciadas no último domingo:
"Nenhum dos municípios em que o BB atualmente está presente ficará desassistido. As contas dos clientes das agências encerradas serão transferidas para agências próximas, de forma automática, sem que os clientes necessitem realizar qualquer procedimento adicional. Os clientes poderão manter seus cartões e senhas para transações, mesmo que haja alteração no número da conta.
O Banco do Brasil informa que sua reorganização institucional busca trazer maior comodidade e conveniência aos clientes. A decisão pelo encerramento de qualquer agência teve como condição determinante a capacidade de plena absorção do atendimento por outras agências próximas, sem que haja qualquer prejuízo à qualidade e rapidez dos serviços prestados pelo Banco. Para isso, o Banco do Brasil investiu na migração de processos administrativos internos para estruturas de suporte e apoio; automatizou e simplificou rotinas internas e reviu critérios de dimensionamento de pessoal em sua rede de agências, de acordo com a quantidade de atendimentos realizados em cada unidade.
Canais diversificados irão disponibilizar todas as informações necessárias, como o hotsite www.bb.com.br/novoatendimento, SMS, aplicativo para celular, terminais de autoatendimento, além de correspondências, contato dos gerentes e cartazes nas agências. Equipes de funcionários foram treinadas exclusivamente para essa comunicação e atendimento. O Banco também divulgou telefones exclusivos para atendimento aos clientes sobre mudanças de agência: 0800 729 5282 para pessoas físicas e 0800 729 5281 para empresas, com funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h.
Além dos pontos físicos, o BB oferece a maioria das transações pelo aplicativo para celular e Internet - canais que mais crescem hoje na preferência dos usuários -, Central de Atendimento por telefone e nos terminais de autoatendimento próprios e da Rede 24Horas, além de correspondentes bancários".
No Rio Grande do Sul, o Banco do Brasil mantém 353 agências e 83 postos de atendimento bancário.