A Defesa Civil estadual já deu parecer favorável para o decreto de emergência para 19 dos 21 municípios que encaminharam a documentação em razão de prejuízos com o mal tempo das últimas semanas. Para alguns, falta apenas a análise final e publicação pela Casa Civil.
Quinhentas cestas básicas já foram encaminhadas para 12 dessas cidades. Também foram liberados material de limpeza, colchões, roupas de cama e telhas.
Conforme o chefe da Defesa Civil, coronel Alexandre Martins de Lima, alguns municípios precisam ainda do aluguel de retroescavadeiras e caminhões para limpeza e desobstrução de vias, além de materiais para reconstrução de bueiros. Nesses casos, como há necessidade de um aporte maior de recursos, a Defesa Civil estadual encaminha as demandas para o Ministério da Integração Nacional. O coronel detalha os principais problemas.
"Na Região Noroeste nós tivemos muitos alagamentos e inundações em razão da chuva intensa. Algumas famílias em Uruguaiana e Alegrete ainda estão fora de casa. Na Região Central e dos vales, tivemos vendaval, inundação e granizo. Analisamos principalmente prejuízos em lavouras. Na Região Metropolitana, inundações, vendaval e granizo. Repassamos telhas. Região do Planalto, muito granizo e vendaval. E desde quinta tivemos ventos muito fortes na região sul. Estamos fazendo levantamento", relata.
Municípios com decreto de situação de emergência:
São Sebastião do Caí
Bom Princípio
Pantano Grande
Gentil
Catuípe
Liberato Salzano
São Domingos do Sul
Nova Bassano
Santo Antonio do Palma
Montenegro
David Canabarro
Jaguari
Vila Maria
Ivoti
Marcelino Ramos
São Jerônimo
Eldorado do Sul
Nova Petrópolis
Pareci Novo
Ernestina
Getúlio Vargas
Santa Cruz do Sul
Tupandi