Uma onda gigante atingiu e arrastou veículos que estavam na faixa de areia na praia do Balneário Rincão e no Morro dos Conventos, em Araranguá, no Sul de Santa Catarina, na tarde deste domingo. Não houve vítimas, apenas prejuízos materiais, segundo bombeiros da região.
A onda atingiu os carros por volta das 16h30min nas localidades conhecidas como Barra Velha e Torneiro. Segundo os bombeiros, fazia forte calor na região no momento do fenômeno. Também foi registrado vendaval no Sul catarinense, o que provocou diversos estragos.
– Fez bastante calor aqui durante o domingo, depois teve o vento e essa onda grande que atingiu e arrastou os carros na faixa de areia em Rincão, pois fora da temporada não há fiscalização. Tivemos placas e árvores destruídas nas estradas da região – disse um sargento dos bombeiros de Içara.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que Araranguá registrou às 17h ventos de 97 Km/h, e que houve resgate de pessoas em Rincão. Já em Criciúma, casas foram atingidas e árvores acabaram derrubadas com as fortes rajadas.
Para a Defesa Civil, o evento foi um tsunami meteorológico. O fenômeno já ocorreu outras vezes na praia do Cassino, no Rio Grande do Sul. Ele é explicado pelo rápido deslocamento de uma forte linha de instabilidade, que é uma linha de baixa pressão, e pode provocar a onda no mar.
Alerta para temporais
O Sul catarinense segue com risco de temporais, rajadas de vento, chuva intensa e raios. O alerta vale para faixa o Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte de Santa Catarina, segundo a Defesa civil.
"Tarde assustadora", diz prefeito eleito de Tubarão
Na sua página do Facebook, o prefeito eleito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), fez um depoimento relatando a apreensão e o registro de ocorrências neste domingo:
"Acabamos de viver uma tarde assustadora na nossa Tubarão, rajadas de vento e chuva como nunca vi. Essa é a situação da ponte Dilnei Chaves Cabral nesse momento, com notícias de muitas outras ocorrências", escreveu Ponticelli.
Caminhão tomba na ponte de Laguna
Ainda no Sul do Estado, um caminhão tombou por causa do vento na ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna. O acidente, segundo a Polícia Rodoviária Federal, ocorreu no sentido Norte-Sul, por volta de 17h45min.
A PRF relatou que a pista da direita ficou obstruída. O veículo será retirado nesta segunda-feira.
Ainda na BR-101, vídeo mostrou motoristas enfrentando fortes rajadas de vento na região de Capivari de Baixo.