A pedido de ZH, uma especialista em transparência e um economista avaliaram o aplicativo para smartphone lançado nesta quarta-feira pelo governo do Estado. O app Pilas R$ dá acesso aos principais números das finanças estaduais, com atualização diária dos dados e uso gratuito.
Tanto a jornalista Marina Atoji, secretária-executiva do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, quanto o economista Ely José de Mattos, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em indicadores econômicos, avaliaram a ferramenta como um avanço em termos de transparência, mas apresentaram algumas ressalvas.
Para Marina, o app é "fácil de usar" e tem "navegação rápida", mas a linguagem utilizada no programa pode melhorar para facilitar o entendimento. Ela cita como exemplo o uso de termos como "amortização da dívida" e "despesas correntes", pouco usuais para a população em geral.
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Na avaliação de Matos, o app ganha pontos por ser "rápido e fluente" e apresentar "botões intuitivos". Ele também aprovou a gama de dados disponibilizada, que, na avaliação dele, "fazem sentido para acompanhamento do desempenho financeiro do Estado".
Apesar disso, Matos entende que "o volume monetário das contas não traz intuição ao cidadão", isto é, por não apresentar base de comparação, o sistema torna difícil para o usuário saber se o Estado está gastando muito ou pouco com determinadas rubricas. O professor também sugere que o app apresente, de forma sintética, uma explicação sobre "cada conta e função de cada órgão".
A seguir, confira a análise dos especialistas, enviadas por e-mail, na íntegra:
Marina Atoji, jornalista e secretária-executiva do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas:
1) Usabilidade e linguagem
"Achei o app bem fácil de usar. Como tem o design bem semelhante a outros aplicativos de utilidade/serviços, como bancos online, o usuário não leva muito tempo para se familiarizar. A disposição dos temas em ícones e blocos de cores diferentes ajuda bastante. A navegação foi rápida tanto em conexão wi-fi quanto em 4G.
A única ressalva é a linguagem, que continua um pouco complicada para quem não está familiarizado com administração pública. 'Amortização da dívida' e 'despesas correntes' são expressões misteriosas para a maioria de nós. A Lei de Acesso chega a determinar o uso de 'linguagem de fácil compreensão' no artigo 5º, mas isso é raridade em todas as iniciativas de transparência."
2) Qualidade dos dados
"São informações úteis para todo mundo, e que geralmente são as que o pessoal mais quer saber (quanto o Estado gasta e com o quê, quanto arrecada). E estão apresentadas de uma forma interessante, priorizando a visualização e ajudando o(a) cidadã(o) a ter uma noção melhor do quanto cada coisa representa."
3) Atualização
"A atualização diária dos dados não é nem um favor, mas uma obrigação (determinada pela Lei Complementar 131/2009, a Lei da Transparência). Como o aplicativo é alimentado pelo Portal da Transparência, os dados têm mesmo de ser atualizados diariamente."
Ely José de Mattos, professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em indicadores econômicos:
1) Usabilidade e linguagem
"Em meu primeiro uso, funcionou perfeitamente. Rápido e fluente. Achei os botões intuitivos e os números oferecem lógica para compreensão do que está sendo apresentado. Os percentuais de cada conta ajudam na interpretação. No entanto, me parece existir um espaço para melhoria que deve ser de fácil implementação: oferecer uma noção de grandeza para as contas apresentadas. Exemplos: o que significa aquele montante 'X' em termos de arrecadação por pessoa do Estado; quanto da renda média do gaúcho estaria sendo comprometida com aquela rubrica; qual o crescimento daquela conta no mês ou ano, entre outras. Apenas o volume monetário das contas não traz intuição ao cidadão, já os números relativos trazem maior conforto na análise. Ainda sugeriria um sistema de alarme, que avisasse o usuário sobre quando determinados limites de contas tivessem sido atingidos. Isso o estimularia a ir buscar os valores."
2) Qualidade dos dados
"Do ponto de vista das rubricas e desagregações escolhidas, me parecem fazer sentido para acompanhamento do desempenho financeiro do Estado. Uma sugestão, aqui, seria oferecer uma explicação sucinta de cada conta e da função de cada órgão, no próprio sistema."
3) Atualização
"Acho que está ótimo. A sincronia com o portal é uma excelente ideia."