Bancários entraram nesta terça-feira no 29º dia de greve no Rio Grande do Sul. Conforme o último levantamento do sindicato que representa a categoria, são mais de mil agências fechadas no estado. Em meio a greve, há muitas ações judiciais tentando garantir a abertura dos bancos.
Uma delas faz com que várias agências do Bradesco estejam abertas no dia de hoje. A direção do banco pediu a liminar para impedir que houvesse bloqueio nas agências. Pela manhã, a reportagem encontrou várias unidades do Bradesco abertas em Porto Alegre.
O sindicato dos bancários já ingressou com um recurso para tentar derrubar a liminar. Outras liminares - da Ordem dos Advogados do Brasil e do sindicato que representa as donas de casa - já foram derrubadas pelo sindicato.
As negociações para encerrar a greve seguem, mas não há previsão de novos encontros entre bancários e a Federação que representa os bancos em São Paulo.
A Fenaban oferece 7% de reajuste do piso e abono de R$ 3,5 mil. Os bancários alegam que o percentual está abaixo da inflação e rejeitaram a proposta.