Eleitores que não tiveram as digitais reconhecidas pelo sistema biométrico no primeiro turno das eleições e enfrentarem o mesmo problema no segundo turno terão que retornar ao Cartório Eleitoral para refazer o cadastro. O procedimento é necessário porque pode ter ocorrido erro na coleta original. Segundo o chefe da zona eleitoral 169, Edson Borowski, o procedimento é necessário porque o sistema só valida o eleitor quando ele é reconhecido pela primeira vez.
Por questão de segurança, enquanto ele não for reconhecido, o software pode considerar que existem outras pessoas tentando votar indevidamente. Apesar da necessidade, não há prazo específico para recadastramento nesses casos. A partir da abertura do prazo de regularizações, que ocorre logo após o segundo turno, o eleitor tem até maio de 2018 para realizar o procedimento. Se ele não comparecer, vai continuar com dificuldade de votar por biometria. O mesmo período vale para o encaminhamento de novos títulos e outros serviços. A data de abertura ainda não foi definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quem não justificou o voto no último domingo pode encaminhar a justificativa pelo site Tribunal Regional Eleitoral. Não será possível justificar o voto do primeiro turno durante a votação do segundo turno.
SEGUNDO TURNO
O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV será retomado na próxima terça-feira (11) com 10 minutos para cada candidato. Os horários permanecem às 7h e 12h no rádio e 13h e 20h30min na TV.
Na próxima quinta-feira, a Gaúcha Serra realiza o primeiro debate do segundo turno com Daniel Guerra (PRB) e Edson Nespolo (PDT) às 8h10min.