A Justiça bloqueou R$ 93 mil do estado para que fossem pagos os vencimentos atrasados dos transportadores escolares de Cachoeira do Sul, na Região Central. O valor será repassado aos profissionais, que retomaram o serviço nesta quinta-feira (22).
Cerca de 280 crianças do interior do município estavam desde agosto sem transporte escolar. O motivo é o atraso do pagamento por parte do Governo do Estado. Os valores estariam atrasados desde maio. Conforme a juíza Lilian Astrid Ritter, seria necessário R$ 93 mil por mês em atraso, para quitar a dívida.
Conforme a Lilian, na semana passada a justiça apresentou uma liminar dizendo que o estado tinha cinco dias para pagar os valores em atraso referentes ao mês de maio. Como a liminar não foi cumprida, ocorreu o bloqueio das contas.
A juíza explica que a conta do estado foi bloqueada na última sexta-feira (16). Na quarta-feira (21), se percebeu que havia o valor necessário, então o dinheiro foi sequestrado para ser repassado aos transportadores. Cada empresa receberá o que consta no contrato firmado com o estado.
Segundo Lilian, caso o estado não pague os vencimentos de junho dentro de um mês, todo o processo será feito novamente: o bloqueio nas contas, para verificar se há verba, e então repassar aos transportadores. A juíza acredita que o estado vá discutir sobre o pagamento de agosto, mês em que os trabalhadores entraram em greve.