A mãe do catarinense que é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki morreu às 15h30min do último sábado, 25, em Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina. Dona Pia Fontana Zavascki, 101 anos, estava internada na Sociedade Hospitalar Beneficente São Cristóvão desde a quinta-feira, 23. Os funcionários do hospital não souberam informar a causa da morte e o Instituto Médico Legal de Xanxerê, município 20 quilômetros distante, não atendeu às ligações da reportagem.
Mãe de Teori Zavascki relembra infância do catarinense que será ministro do STF
Novo ministro do STF adora a terra natal, Faxinal dos Guedes
O corpo foi velado na Câmara de Vereadores. O ministro Zavascki foi à cidade catarinense para acompanhar o funeral. O enterro foi 16h no Cemitério Municipal de Faxinal dos Guedes.
Dona Pia esteve na posse do filho como ministro do STF em novembro de 2012, quando o magistrado fora o terceiro representante indicado pela presidenta afastada Dilma Rousseff. Ele substituiu o ministro César Peluso. Em um abraço no filho ilustre, ambos se emocionaram bastante.
Ela morava com uma filha na rua 20 de janeiro, no Centro de Faxinal dos Guedes. Apesar da idade avançada, a idosa mantinha boa saúde.
Zavascki não foi encontrado pela reportagem até às 12h20min.