Quase uma década depois, um crime praticado em 2008 teve o seu primeiro desfecho na Justiça. Nesta segunda-feira Lucas André Silva da Rosa, de 26 anos, foi condenado a oito anos e quatro meses de prisão em regime fechado por uma tentativa de homicídio qualificada.
Conforme a denúncia do Ministério Público, em 14 de janeiro daquele ano, o réu tentou matar Dagoalberto Pereira Kilian, à época com 16 anos e hoje com 24, com golpes de facão. As lesões no braço, no rosto e na cabeça deixaram prejudicadas a audição e a visão e também causaram deformidade estética na vítima.
O crime aconteceu por volta das 5h daquele dia, na BR-287, próximo a um bar. Rosa teria começado a agredir Kilian na saída do local, quando estava acompanhado de uma mulher. O réu teria agido por ciúmes da jovem, que ele disse ser sua namorada. Durante o processo, ela negou ter qualquer relação com o acusado.
Por ter três condenações por assalto e uma por tráfico de drogas mesmo depois da tentativa de homicídio, o juiz Vinícius Borba Paz Leão decretou a sua prisão. E logo depois do julgamento, o réu já foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).