O candidato trabalhista Sadiq Khan se tornou, nesta sexta-feira, o primeiro muçulmano a ser eleito prefeito de Londres e de qualquer grande capital europeia. Khan foi eleito com 1.310.143 votos contra os 994.614 votos de seu principal oponente, o conservador Zac Goldsmith.
Na quinta-feira, o Reino Unido teve eleições regionais e municipais, sendo a prefeitura de Londres a joia da coroa das disputas. Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa, como demonstra o atual prefeito da cidade, o conservador Boris Johnson.
Leia também:
Com regime parlamentarista, Espanha está sem governo; entenda o impasse
"Made in Washington": a maconha cultivada perto da Casa Branca
Sadiq Khan, 45 anos, filho de um motorista de ônibus do Paquistão, derrotou Zac Goldsmith, filho do bilionário Jimmy Goldsmith.
Também felicitaram Khan o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e a prefeita de Paris, Anne Hildago.
Durante a campanha, Goldsmith e o primeiro-ministro David Cameron insistiram em apresentar Khan como alguém com vínculos com extremistas muçulmanos, uma estratégia que parece ter voltado contra os conservadores.
O líder do grupo conservador na Assembleia Municipal, Andrew Boff, criticou essa estratégia e lamentou o fato de terem "dinamitado" as pontes estabelecidas com a comunidade muçulmana, em declarações transmitidas pela rede BBC.
Sadiq Khan nasceu em 1970 em uma família paquistanesa recém-chegada ao Reino Unido. Ele cresceu em um bairro de Tooting, uma área popular do sul de Londres, com seus seis irmãos e uma irmã.
Seu pai era um motorista de ônibus, e a mãe, costureira. Diferentemente da maioria dos parlamentares britânicos, toda sua educação foi em escolas públicas.
Leia mais notícias do dia