Os corpos dos alpinistas Alex Lowe e David Bridges, que estavam desaparecidos há 16 anos, foram encontrados em uma geleira, na montanha Shishapangma, no Tibete, nesta semana. De acordo com informações da BBC, os restos mortais puderam ser localizados após o derretimento de parte da estrutura de gelo. Os americanos haviam sumido depois de uma avalanche no local, em outubro de 1999.
Segundo Jenni Lowe-Anker, ex-mulher de Alex, a descoberta traz um 'fechamento e alívio' para ela e sua família.
– Alex e David desapareceram, foram aprisionados e congelados no tempo. Dezesseis anos de vida foi vivida e agora eles são encontrados. Somos gratos – disse Jenni.
Leia outras notícias do dia
Conrad Anker, que acompanhava a dupla quando aconteceu a avalanche, disse que os corpos encontrados estavam com as mesmas roupas e equipamentos com os que estavam com Alex e David antes do desastre. Os amigos haviam escalado o local para esquiar.
Alex foi considerado um dos maiores alpinistas de sua geração e ficou bastante conhecido na comunidade de escalada por ter resgatado vários outros alpinistas. Ele e David eram amigos íntimos e parceiros de escalada.
Conrad se casou com a viúva de Alex Lowe, em 2001, e adotou seus três filhos com o alpinista. Atualmente, eles coordenam uma organização não governamental dedicada a preservar o patrimônio e a memória de Alex.