Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito da empresa de medicamentos Dimed, no bairro Kobrasol, às margens da BR-101, na altura do km 207, em São José. O prédio fica em frente a um controlador de velocidade da rodovia.
O fogo começou por volta das 6h30min. O trânsito na rodovia ficou lento. As ruas laterais foram bloqueadas, mas o acesso às residências seguiu liberado. Nenhum prédio precisou ser evacuado. Os moradores apenas desceram por curiosidade para acompanhar o incêndio.
No fim da tarde, a Dimed informou, por meio de nota, que o abastecimento de produtos não será impactado porque a empresa tem outros dois Centros de Distribuição para atender as demandas. Os cerca de 200 funcionários que trabalham no local atingido pelo fogo foram orientados a ficarem em casa nesta quinta e sexta-feira. A partir da próxima segunda, a Dimed dará novas orientações aos colaboradores.
O tenente-coronel, Alexandre Corrêa Dutra, comandante do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros de São José, explicou que o incêndio começou na parte da frente da estrutura e depois se espalhou. O teto já desabou e as paredes estão prejudicas por conta do fogo.
– As explosões ocorreram por conta dos desodorantes aerosóis, que é algo inflamável sob pressão. Era um conjunto grande de caixas e a carga de fogo era alta – explicou.
Trinta homens do Corpo de Bombeiros foram acionados na ocorrência. Depois que houver o resfriamento total, equipes devem entrar no prédio para iniciar a perícia e os funcionários poderão fazer a retirada do que sobrou.
O local serve como depósito da distribuidora de medicamentos. A estrutura faz parte do Grupo Dimed, que contempla as farmácias Panvel, a Dimed Distribuidora de medicamentos e a Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos.
Moradores relatam incêndio
Equipes dos bombeiros de Palhoça, Biguaçu e Florianópolis atuaram para tentar controlar as chamas. Segundo relatos de Carina Macedo Alceno, que mora em um edifício próximo à Dimed, foram ouvidas explosões no início da manhã.
As chamas mais fortes, segundo Carina, começaram logo depois das 6h15min. Já Lucas Souza, 21 anos, morador do bairro Bela Vista, ao lado do Kobrasol, conta que as chamas tomaram conta do galpão rapidamente.
Pelas imagens aéreas do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, é possível ver que três galpões foram atingidos.
– Em questão de três minutos o lugar já estava todo coberto pelo fogo. Eu estava no posto ao lado da empresa abastecendo para seguir para o trabalho e vi quando o incêndio começou. Logo ligamos para os bombeiros – afirma.
Último funcionário saiu às 4h
Não há feridos no incêndio. O último funcionário que estava na unidade saiu do prédio às 4h e já foi localizado pela empresa. Pela a manhã os colaboradores começaram a chegar e foram orientados a ficar do lado de fora do prédio por questões de segurança. Nenhum deles foi autorizado a falar com a imprensa.
A Polícia Militar isolou o local. Por volta das 10h os bombeiros já tinham controlado o fogo e iniciavam os trabalhos de rescaldo. Segundo o tenente-coronel dos bombeiros de São José, Alexandre Corrêa Dutra, a equipe deve seguir no local até o fim do dia. Cinco caminhões dos bombeiros trabalharam na região. A Defesa Civil e a concessionária Autopista, que cuida da BR-101, também ajudaram na ação.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de São José, Fernando da Silva, o município ajudará com maquinário para fazer a limpeza. Ele disse que a área será interditada por conta das condições do prédio. Segundo Silva, a preocupação agora é com o risco da queda das paredes, danificadas por conta do fogo.
Por notas, a assessoria de imprensa do Grupo Dimed informou que o local estava fechado no momento do incidente. Informou ainda que o prédio e as mercadorias têm seguro. Os funcionários foram dispensados das atividades nesta quinta e sexta-feira. Leia abaixo:
Nota de posicionamento (enviada às 8h45min)
O Grupo Dimed informa que não há feridos por decorrência do incêndio que atinge o seu Centro de Distribuição de Medicamentos na cidade de São José na manhã desta quinta-feira (14/04). O local estava fechado no momento do início do incidente, sem a presença de funcionários.Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local para combater as chamas.
Nota de posicionamento (enviada às 11h57min)
A respeito do incêndio ocorrido hoje de manhã (14/4) em seu Centro de Distribuição (CD), na cidade de São José/SC, e já controlado, sem a ocorrência de feridos, o Grupo Dimed informa que o abastecimento de produtos não será impactado. A empresa possui outros dois Centros de Distribuição preparados para atender a essas demandas. Os cerca de 200 funcionários que atuam no local foram orientados a ficarem em casa nesta quinta e sexta-feira. A partir da próxima segunda-feira (19/4), a empresa irá anunciar aos colaborares o plano de reestruturação de trabalho. O Grupo Dimed ainda informa que o prédio onde ocorreu o incêndio, bem como as mercadorias, estavam cobertos por seguro.
Nota de posicionamento (enviada às 18h15min)
A respeito do incêndio ocorrido hoje de manhã (14/4) em seu Centro de Distribuição (CD), na cidade de São José/SC, e já controlado, sem a ocorrência de feridos, o Grupo Dimed informa que o abastecimento de produtos não será impactado. A empresa possui outros dois Centros de Distribuição preparados para atender a essas demandas.
Os cerca de 200 funcionários que atuam no local foram orientados a ficarem em casa nesta quinta e sexta-feira. A partir da próxima segunda-feira (19/4), a empresa irá anunciar aos colaborares o plano de reestruturação de trabalho. O Grupo Dimed ainda informa que o prédio onde ocorreu o incêndio, bem como as mercadorias, estavam cobertos por seguro.
Veja fotos e vídeos publicados por leitores nas redes sociais
Leia as últimas notícias do DC