Com chuvas que somaram 233 milímetros entre sábado e a tarde desta segunda-feira, municípios da região sul do Estado registraram alagamentos. Em Santa Vitória do Palmar e Chuí, onde ainda chovia na tarde desta segunda-feira, estradas, área urbana e lavouras foram afetadas. Conforme o coordenador regional da Defesa Civil, Charles Silveira, os agricultores nestas cidades podem perder até 100% das plantações, principalmente de soja.
– A chuva do final de semana ainda não parou, e os produtores já estavam na fase de colheita. Os alagamentos danificaram muito as plantações, mas ainda não contabilizamos os danos.
Leia mais:
Porto Alegre tem maior temperatura para abril em cem anos, e frio pode demorar para chegar
Colheita de arroz está em atraso no RS
Calor extremo pode matar 11 mil pessoas em 2030, diz estudo
Em Santa Vitória do Palmar, somente até a tarde desta segunda-feira, havia chovido 141 mm. A média mensal para abril na cidade é de 74 mm. O município já anunciou que vai decretar situação de emergência em função dos estragos na agricultura. As safras mais afetadas foram as de soja e arroz. A Emater informou que fará um levantamento oficial dos prejuízos na terça-feira.
No Chuí, que acumulou entre sábado e a tarde de segunda-feira 198 mm (a média mensal é de 122 mm), há 22 famílias desalojadas. Elas residem em áreas ribeirinhas e foram acomodadas em casas de parentes.
As cidades de Arroio Grande, Herval, Jaguarão, Pelotas e Rio Grande também registraram alagamentos no final de semana. Porém, segundo a Defesa Civil, com o cessar da chuva nesta segunda-feira, a situação já voltou ao normal.
Previsão
Para esta terça-feira, a chuva deve se concentrar entre as regiões Sul e Central, afetando também o Oeste e Campanha. Conforme a Somar Meteorologia, há risco de temporais, chuvas com altos volumes e queda de granizo, principalmente na fronteira com o Uruguai.
Nas demais áreas do Estado, haverá apenas variação de nebulosidade e altas temperaturas, como ocorreu nesta segunda-feira.
*Zero Hora e Rádio Gaúcha