O caminho natural de repeteco da dobradinha PDT/PMDB não é tão natural assim. Dentro do PMDB, há quem queira a continuidade da aliança, mas há quem defenda a candidatura própria nas eleições de outubro.
O deputado federal Mauro Pereira é um deles. O parlamentar acredita que é preciso discutir a sobrevivência da sigla em Caxias do Sul. Ele entende que um partido como o PMDB, que está à frente do governo do Estado, precisa ser protagonista em uma das cidades mais importantes do Rio Grande do Sul:
- Quando um partido não concorre, automaticamente, ele vai se aniquilando. Nós tínhamos cinco vereadores, caímos para três e, caso não tenha candidatura, a tendência é ter menos ainda. Time que não joga não tem torcida.
Mauro não esconde o desejo em ser o candidato do PMDB:
- Existe o sonho de qualquer agente político ser prefeito da sua cidade.
Quem também manifestou vontade em concorrer a prefeito foi o hoje vice, Antonio Feldmann. No Carnaval, procurou Mauro, o governador José Ivo Sartori e o ex-senador Pedro Simon para medir a temperatura quanto a uma eventual candidatura. À colunista Rosilene Pozza disse, em 10 de fevereiro, que está à disposição do partido e que "não se pode estar sempre como coadjuvante".
Procurado nesta quarta-feira pela reportagem, Feldmann não quis se manifestar: "Por uma questão ética, não falo sobre esse assunto (eleições) neste momento. Quem fala é o partido".
Para o presidente municipal do PMDB, Ari Dallegrave, as manifestações de militantes dispostos a concorrer é salutar.
- Feliz do partido que tem gente que se dispõe a concorrer, para movimentar o partido, alimentar as esperanças da sociedade - garante o presidente peemedebista.
Quanto ao PMDB ter candidatura própria, ele diz que essa discussão ainda não existe, mas será feita logo adiante. Não há, segundo ele, data para se definir o futuro da sigla.
Dallegrave lembra que na última eleição, em 2012, o PMDB chegou a ter pré-candidatos a prefeito, mas o diretório acabou optando por compor com o PDT.
A expectativa é que a definição saia até abril.
Eleições 2016
PMDB de Caxias decide em abril se será vice do PDT ou se terá candidato próprio às eleições
Os nomes de Antonio Feldmann e Mauro Peireira já apareceram como possíveis candidatos
GZH faz parte do The Trust Project