A Azul Linhas Aéreas Brasileiras estuda oferecer, a partir de abril, voos diretos entre Porto Alegre e Montevidéu, no Uruguai. A informação é do deputado Frederico Antunes (PP), presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil da Assembleia Legislativa, que tratou do caso com o diretor de assuntos de institucionais da empresa, Ronaldo Veras.
Oficialmente, a assessoria de comunicação da empresa informou por e-mail, nesta segunda-feira, que "a companhia tem interesse" na rota, "mas ainda não tomou a decisão".
– Está tudo certo. O próprio diretor confirmou isso em uma conversa que tivemos via WhatsApp. Muitos empresários têm negócios aqui e em Montevidéu. O Estado precisa dessa ligação direta e existe demanda – afirma Antunes, que em janeiro enviou ofício à direção da companhia solicitando estudo de viabilidade para o novo trajeto.
Inicialmente, segundo o deputado, os voos devem partir da capital gaúcha às 12h e retornar de Montevidéu às 19h40min, quatro dias por semana. A partir de julho, a expectativa é de que a frequência passe a ser diária.
Leia mais
Voo de Porto Alegre a Uruguaiana dá a partida em programa de aviação regional
Ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho não deve começar antes de dezembro de 2016
Azul começa a vender passagens para voos entre Porto Alegre e Uruguaiana
Um dos pontos a favor da nova linha é a demanda por voos entre Porto Alegre e Punta del Este. A ligação sem escalas foi inaugurada em dezembro. Desde então, as viagens ocorrem às quintas-feiras e aos domingos, restritas à alta temporada – entre 17 de dezembro e 14 de fevereiro.
Hoje, apenas a Gol opera voos diretos entre as capitais gaúcha e uruguaia. Em função disso, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), João Augusto Machado, vê com bons olhos a novidade.
– A oferta de voos diretos reduziu muito nos últimos anos e sempre é bom ter mais opções – avalia Machado.
ZH entrou em contato com a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nas planilhas em que ficam registradas as solicitações de autorização para novos voos regulares – disponíveis no site oficial da Anac para consulta –, não consta, por enquanto, pedido da Azul para fazer a rota.