A polícia alemã retirou, nesta sexta-feira, o alerta de atentado iminente em Munique, horas após duas estações de trem terem sido evacuadas por medo de possíveis ações suicidas durante as celebrações de Ano-Novo.
- Globalmente diria que a situação para Munique é a mesma que antes desta ameaça de atentado - declarou aos jornalistas o chefe da polícia da capital bávara, Hubertus Andrae.
Paralelamente, a polícia de Munique publicou um comunicado que informa que "após as investigações, não há atualmente um risco concreto de atentado" na cidade.
A polícia emitiu o alerta na noite de quinta-feira depois de receber informação de um serviço de inteligência estrangeiro que sugeria que estava sendo planejado um atentado suicida coincidindo com as celebrações para receber 2016.
Andrae disse que os investigadores tinham os nomes da "metade dos entre cinco e sete" suspeitos que supostamente planejavam realizar ações suicidas em lugares como a estação central de Munique e a estação de Pasing, no oeste da cidade.
- Examinamos informação relacionada a estes nomes, mas neste momento não sabemos se estes nomes são corretos, se estas pessoas existem ou onde estão - disse, acrescentando que os suspeitos eram supostamente do Iraque e da Síria.
O chefe da polícia rejeitou as especulações de que se tratasse de um falso alerta, dizendo que "se há informação assim, temos que agir".
* AFP