Último gargalo para a conclusão da duplicação da BR-101 Sul, o trecho que compreende o Morro do Formigão e a Ponte Cavalcanti, em Tubarão, só deve ficar pronto no mês de maio. A confirmação do novo atraso para a entrega da obra, antes prevista para o fim de fevereiro, foi dada nesta quarta-feira pela superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado (DNIT-SC).
A razão para o atraso, segundo o órgão federal, são as fortes chuvas que caíram sobre Santa Catarina nos meses de outubro e novembro de 2015. O trecho ainda não duplicado se situa entre os os km 337 e km 339 da rodovia, a mais movimentada do Estado.
"A equipe técnica do DNIT/SC esclarece que, durante o período de chuvas, as obras de terraplenagem previstas para os acessos ao túnel do Morro do Formigão foram extremamente afetadas. Entretanto, atualmente, esta fase encontra-se praticamente concluída com a liberação, antes das festas de fim de ano, de uma nova alça de ingresso ao túnel junto ao emboque norte, que aliviou de forma significativa os congestionamentos previstos no local" diz uma nota enviada pelo DNIT-SC.
Sobre o atraso nas obras da Ponte Cavalcanti, o órgão afirma que, devido às chuvas, precisou ser interrompida a execução da última fundação, localizada no leito do rio Tubarão, até que o mesmo apresentasse condições operacionais. O serviço foi terminado em dezembro e permitiu o início do lançamento das últimas vigas pré-moldadas, atualmente em execução.