A procura de eleitores pelo recadastramento biométrico em Caxias do Sul caiu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciar, no início do mês, que as eleições de 2016 podem ser realizadas de forma manual.
De acordo com o chefe de cartório da 169ª Zona Eleitoral de Caxias, Edson Borowski, os atendimentos, que estavam em quase 1,5 mil por dia agora estão na casa dos 1,1 mil. Conforme Borowski, o anúncio do TSE não tem relação com o recadastramento biométrico. Dessa forma, o procedimento segue obrigatório para votar nas eleições municipais do ano que vem.
Quem não realizar o procedimento vai ter o título cancelado, inclusive os eleitores acima de 70 anos. Nesses casos, como eles não são obrigados a votar, o CPF não será bloqueado. O eleitor acima de 70 anos, no entanto, que pretende participar das eleições precisa atualizar o cadastro.
Para qualquer cidadão realizar o procedimento é necessário levar documento de identificação com foto e comprovante de endereço com, no máximo, três meses. Até agora, cerca de 100 mil dos 334,5 mil eleitores de Caxias já se recadastraram. O prazo termina no dia 16 de março.
Gaúcha
Busca por recadastramento biométrico cai em Caxias com possibilidade de eleição manual
Cerca de 400 eleitores deixaram de realizar o procedimento por dia
GZH faz parte do The Trust Project