Após o forte vendaval que atingiu Caxias do Sul na tarde de quarta-feira, a Defesa Civil retorna na manhã desta quinta-feira aos bairros mais atingidos para fazer um levantamento mais específico dos prejuízos. No Fátima, 15 casas ficaram destelhadas e, no Pioneiro, foram 20. Cerca de dois mil metros quadrados de lonas foram distribuídos pelos bombeiros e secretaria de Habitação.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens dos estragos
Quatro famílias foram notificadas pelos bombeiros para deixar suas casas, que tiveram a maior parte do telhado arrancado. De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, coronel José Francisco Barden da Rosa, as família não foram encaminhadas aos abrigos da Fundação de Assistência Social (Fas):
- Nós solicitamos que uma equipe da Fas fosse para esses locais ontem (quarta-feira) para verificar se havia necessidade de alguma família ser acolhida, mas o pessoal opta por ficar em vizinhos ou com um familiar mais próximo, até pra não perder o contato com a sua moradia - explica.
"Eu tremia de medo", diz diretora de centro comunitário destelhado em Caxias do Sul
"Ficamos embaixo de uma chapa, tremendo", conta aluna que estava em ginásio destelhado em Caxias
As aulas na escola Mansueto Serafini, que também foi atingida pelo vendaval, estão suspensas. Parte do muro caiu e a cerca de ferro também foi danificada. No momento do temporal, as crianças estavam em aula, mas ninguém se feriu. A secretária de Educação de Caxias do Sul, Marléa Ramos Alves, não descarta a possibilidade de pedir espaço junto a escolas estaduais para a finalização do ano letivo, previsto para terminar no dia 18, mas isso ainda será definido.
O Corpo de Bombeiros também contabilizou estragos no bairro Pôr do Sol, zona norte da cidade. A corporação foi acionada no horário da chuva, no final da tarde de quarta-feira. As principais ocorrências estavam relacionadas a destelhamento e corte de árvores. Conforme o oficial de serviço, tenente Rosalino Tormen, houve alagamento em uma moradia.
- O evento pode ter sido bem maior do que a quantidade de chamadas porque distribuímos várias lonas. Mas a Defesa Civil também distribuiu esse material - diz Tormen.
Temporal
Após vendaval, Defesa Civil fará novo levantamento dos prejuízos em Caxias
Bairros mais atingidos foram o Pôr do Sol, Pioneiro e Fátima
GZH faz parte do The Trust Project