1. Assembleia aprova projetos polêmicos do governo Sartori
Em uma sessão que durou 13 horas, a Assembleia Legislativa aprovou nesta madrugada 26 dos 30 projetos da convocação extraordinária feita pelo governador José Ivo Sartori. Entre eles, a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, que estabelece um freio no crescimento de despesas sem previsão de aumento de receita, a proposta que desobriga a realização de plebiscito para o fechamento ou venda da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) e a extinção da Fundergs. Ficaram de fora a PEC que transforma a licença-prêmio em licença-capacitação e os projetos que reduzem o número de servidores cedidos a sindicatos, que reorganizam a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e que tratam da Lei de Concessões.
2. "Estou começando errado, mas posso melhorar", diz Jardel na tribuna
Inscrito para falar na sessão extraordinária da Assembleia desta segunda-feira, que votou projetos polêmicos do Executivo, o deputado Mario Jardel (PSD) usou a tribuna para pedir a confiança de seus eleitores e dizer que vai esclarecer as recentes acusações contra ele. Jardel não falou sobre a pauta de propostas que estão sendo analisadas.
3. Anvisa autoriza uso de primeira vacina contra dengue no país
O registro da primeira vacina contra a dengue no Brasil – a Dengvaxia, da francesa Sanofi Pasteur – foi aprovada na segunda-feira. Embora liberada para comercialização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda falta a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cemed) definir o valor de cada dose, processo que dura em média três meses, mas que não tem prazo máximo.
4. Fechamento de unidades do Walmart começa nesta semana
Algumas das lojas Nacional, que pertencem à gigante varejista americana Walmart, já estão comunicando a seus clientes que vão fechar até quarta-feira. Nesta segunda, a rede divulgou nota confirmando o fechamento de lojas, mas sem informar quantas e quais. Veja a íntegra do comunicado.
5. Rios começam a baixar na Fronteira Oeste, e famílias voltam para casa
Os principais rios da Fronteira Oeste começaram a baixar na segunda-feira, possibilitando que dezenas de famílias retornassem para suas residências. Conforme o coordenador da Defesa Civil da região, major Rinaldo da Silva Castro, que esteve em Alegrete para finalizar a solicitação de ajuda humanitária ao município, mais de 5 mil pessoas precisaram sair de casa em função da cheia do Rio Ibirapuitã, no município.
6. Previsão aponta para chuva na maioria das regiões
Nesta terça-feira, o tempo segue com sol entre nuvens pela manhã em todo o Rio Grande do Sul. A partir da tarde, áreas de instabilidade se formam e provocam pancadas isoladas. Somente para o Sul e o Litoral Sul escapam da chuva. As temperaturas ficam elevadas e a sensação de abafamento continua.
7. Dupla só deve anunciar reforços em 2016
Grêmio e Inter não devem anunciar nenhuma novidade até o final de 2015. O Tricolor ainda negocia a contratação do zagueiro Henrique, mas o mais provável é que o jogador defenda o Fluminense na próxima temporada. Já o Inter trabalha, principalmente, na busca por um centroavante para resolver os problemas ofensivos apresentados no último Brasileirão.