Professores de pelo menos 22 escolas municipais de Santa Maria realizam paralisação nesta terça-feira (24). Os decentes reivindicam reajuste nos salários.
O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria orientou os docentes para que ficassem mobilizados nesta terça e não dessem aulas. O Sinprosm já fez um levantamento com 44 das 76 escolas municipais. Dessas, 22 paralisaram total ou parcialmente. Entre elas, estão algumas das maiores do município, como a Caic Luizinho de Grandi, na Vila Lorenzi; Adelmo Simas Genro, no bairro Nova Santa Marta; e escola Perpétuo Socorro., no bairro de mesmo nome. Os pais devem ligar para as escolas para mais informações.
De acordo com o sindicato, a maioria das que não paralisaram são as escolas de educação infantil. A mobilização acontece para pedir que o município pague o piso nacional da categoria, que esse ano foi reajustado em 13,01%. Mas, segundo o Sinprosm, em março os salários foram reajustados em 6,41%, faltando ainda 6,6%. À tarde, os professores foram convocados para participar de um ato público na Praça Saldanha Marinho, a partir das 16h.
Veja balanço parcial das escolas que paralisaram total ou parcialmente
Emef Adelmo Simas Genro
Emef Aracy Barreto Sacchis
Emef Luizinho De Grandi – Caic
Emef Antonio Gonçalves Do Amaral
Emef Diácono João Luiz Pozzobon
Emef Duque De Caxias
Emef Fontoura Ilha
Emef Ione Medianeira Parcianello
Emef Irmão Quintino
Emef João Da Maia Braga
Emef Leduvina Da Rosa Rossi
Emef Martinho Lutero
Emef Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro
Emef Oscar Grau
Emef Pão Dos Pobres Santo Antônio
Emef Pinheiro Machado
Emef Profª Francisca Weinmann
Emef Profª Altina Teixeira
Emef Renato Nocchi Zimmermann
Emef Reverendo Alfredo Winderlich
Emef Santa Helena
Emef São Carlos