O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu que, se o Rio Grande do Sul precisar de auxílios, há recursos federais para ajudar na reconstrução de pontes e estradas destruídas pelas chuvas. As informações são da Rádio Gaúcha.
Uma equipe da secretaria nacional de Defesa Civil está RS desde quinta-feira e acompanha o trabalho das equipes locais. O ministro não tem previsão para visitar as áreas atingidas, mas tem conversado com frequência com o governador José Ivo Sartori e prefeitos de municípios afetados. Ele solicitou que as informações e levantamentos de danos sejam centralizados na Defesa Civil do Rio Grande do Sul para que, em contato com o órgão nacional, possa repassar as demandas de auxílio ou verba.
Segundo Occhi, Sartori disse que ainda não é necessário o apoio federal. O ministro sugeriu ao governador e aos prefeitos que sigam o exemplo de Santa Catarina, que criou programas de prevenção em 2011 após sequência de cheias, uma delas que destruiu a cidade de Blumenau.
O programa estadual catarinense citado pelo ministro é para reconstrução rápida de pontes. A Defesa Civil local tem um fundo que acumula arrecadação de alguns tributos e é usado em casos emergenciais. Com a verba, as equipes são capazes de reconstruir, com o apoio das prefeituras, pontes pré-moldadas de cinco a nove metros de comprimento em até duas horas.
Leia as últimas notícias