Leitores não param de ligar para o Diário de Santa Maria para reclamar da falta de luz e da qualidade dos serviços da AES Sul. A maioria dos telefonemas é para registrar a falta de energia desde o temporal da última quinta-feira. Conforme a AES Sul, na segunda, 4,7 mil clientes seguiam sem luz na cidade. No entanto, este número quase dobrou na manhã desta terça. Agora, são 9 mil clientes afetados. Segundo a concessionária, o vento, que chegou aos 90 km/h, provocou novos danos à rede.
Sem luz há cinco dias, moradores fazem novos protestos em Santa Maria
Entre os clientes prejudicados, estão moradores da localidade de Canabarro, no distrito de Boca do Monte, estão sem luz desde o temporal. Além da falta de energia, também está faltado água.
BM acompanha equipes da AES Sul durante conserto de postes em Santa Maria
Na Vila Prado, moradores da Rua Mamoeiros afirmam que um poste caiu há sete dias e luz ainda não retornou
A moradora do bairro Juscelino Kubitschek, Jéssica Rauber Pinto, 24 anos, diz que o fornecimento de energia foi interrompido novamente às 6h de hoje por problemas recorrentes de queda de árvore e de poste de energia na Rua das Macieiras. Uma equipe da AES Sul trabalhava no conserto da rede.
Em Formigueiro, moradores da Vila Hípica também se queixam da falta de luz. A dona de casa Márcia Muller, 39 anos, conta que cerca de 12 casas estão sem energia elétrica desde a quarta-feira.
Saiba o que você pode fazer se ficar sem energia elétrica
- Primeiro passo é entrar em contato com a concessionária da região (veja lista abaixo), informar a falta de energia e anotar os protocolos de atendimento de todos os contatos feitos
- Fazer um relatório com todos os contatos feitos, datas, horários e números de protocolos de atendimento
- Se teve prejuízos, incluir lista e fotos, por exemplo, do que tinha em geladeira ou freezer
- Se a perda foi de eletroeletrônicos queimados em função da falta ou quedas de energia, leve junto orçamento com preço do equipamento em três locais. É bom ter junto a nota do produto que queimou
- Levar o relatório pessoalmente até a concessionária, onde será feito o protocolo de recebimento da sua reclamação em duas vias _ uma via fica com o cliente, a outra com a concessionária
- Isso vale para pessoas físicas e jurídicas
- Levar o protocolo feito na concessionária até o Procon da sua cidade e, se o município não tiver, encaminhar ao Procon RS (www.procon.rs.gov.br)
- No Procon, é feito um requerimento enviado à concessionária que tem prazo de 10 dias para responder
- A empresa pode fazer acordo com o cliente ou não
- Se não houver acordo, o caso é encaminhado ao Juizado Especial Cível
- Se preferir, a pessoa pode ir direto ao judiciário
Concessionárias na Região Central
AES Sul
- Por telefone _ 0800 707 7272 e torpedo com o seu código de cliente para o número 28410
- Na internet _ www.aessul.com.br
RGE
- Por telefone _ 0800 970 0900 e torpedo com a palavra LUZ e o número do cliente para o número 27350
- Na internet _ www.rge-rs.com.br
Nova Palma Energia
- Por telefone _ 0800 51 77 61
- Na internet _ www.novapalmaenergia.com.br
Procon
Santa Maria
- Por telefone _ 55 (55) 3217 1286
- Na internet _ www.procon.rs.gov.br (link procons municipais, Santa Maria)
RS
- Por telefone _ (51) 3287-6200 (das 10h às 16h)
- Na internet _ www.procon.rs.gov.br