O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi considerado o mais eficiente do Brasil na Justiça Estadual. Conforme o relatório "Justiça em Números" do Conselho Nacional de Justiça, a corte atingiu 100% de eficiência em 2014. O TJRS é considerado de grande porte. Ficou com o mesmo percentual de eficiência que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Logo abaixo nesse ranking estão Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
A chamada taxa de congestionamento no 2º grau foi considerada a menor do país, com 26%. A taxa de congestionamento mede a efetividade do tribunal, analisando os casos novos, os baixados e o estoque pendente ao final. As informações são da Rádio Gaúcha.
Para o presidente do Tribunal de Justiça gaúcho, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, "os índices de produtividade mostram, pelo terceiro ano consecutivo, de forma reiterada, a excelência do trabalho realizado por todos os integrantes do Poder Judiciário do RS".
O dado negativo em relação ao Tribunal de Justiça gaúcho é referente aos processos eletrônicos. Conforme o CNJ, o TJRS é o 2º pior entre todos na Justiça Estadual.
Conforme o Tribunal de Justiça, "a administração tem concentrado esforços e investimentos em informática, contudo, o número de processos que ingressam diariamente acarreta uma dificuldade adicional para a implantação do sistema. São retardos naturais em um projeto tão complexo".
* Rádio Gaúcha