Filas se formaram na manhã deste sábado nos três locais onde há vacinação contra meningite no bairro Betânia, em Cachoeirinha, depois de ter sido constatado surto com quatro casos confirmados do tipo C da doença, com duas mortes. As vítimas foram um menino de oito anos e uma menina de 12 anos. Faz quatro dias que não é registrado nenhum novo caso de meningite na cidade.
Com previsão de vacinação de 3 mil a 3,5 mil pessoas entre as 9h e as 16h deste sábado, a situação era tranquila, apesar do grande movimento, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Amir Selaimen da Costa, e de algumas pessoas estarem aguardando cerca de uma hora para serem atendidas. Estão sendo vacinados moradores da vila na faixa entre 0 e 20 anos incompletos.
- Ontem fomos às casas das pessoas para informar sobre a vacinação. Agora, está o povo todo aqui nas filas. As vacinas vieram de tudo que é lugar, foi muita agilidade do governo do Estado e do Ministério da Saúde - afirmou o secretário.
Para garantir que somente os moradores da vila seriam vacinados, um bloqueio foi feito nos acessos para impedir que outras pessoas recebem a dose. O bairro, que concentra todos os casos registrados no município, está isolado por 70 PMs e 20 agentes de trânsito. Vinte guardas municipais estão nos pontos de vacina e 80 agentes da saúde fazem a aplicação.
Foto: Ronaldo Bernardi