Políticos lamentaram a morte do ex-deputado federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), de 60 anos, que morreu na madrugada deste domingo em Porto Alegre. Ele estava internado no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia. Ele será velado na Assembleia Legislativa até às 18h. A assessoria de imprensa do governador José Ivo Sartori confirmou a presença dele e do vice-presidente Michel Temer na cerimônia. Depois, o corpo de Mendes será cremado no Crematório Metropolitano, às 20h, em uma cerimônia reservada para a família.
O ex-governador do Estado Germano Rigotto e o deputado federal João Derly (PCdoB-RS) se manifestaram em seus perifs no Twitter. Veja as mensagens:
A presidente Dilma Rousseff enviou uma nota à imprensa lamentando a morte de Mendes Ribeiro Filho. Ela escreveu que o político era "um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância". Leia a nota completa:
"É com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do meu amigo, ex-ministro Mendes Ribeiro. Hoje é um dia triste para todos nós que lutamos, como Mendes Ribeiro, pela democracia e por um país mais justo e menos desigual. É com dor que sinto sua partida. Meus sentimentos à dona Fernanda, aos filhos e amigos. Mendes era um amigo leal e um político sempre pronto para o diálogo e a tolerância".
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, decretou luto oficial de três dias no Estado. Ele também se manifestou sobre a perda do colega de PMDB.
Confira as fotos do velório:
Posted by José Ivo Sartori on Domingo, 10 de maio de 2015
A trajetória de Mendes Ribeiro Filho foi marcada por lealdade e espírito público. Ele era um ponto de equilíbrio em...
O deputado federal Eliseu Padilha (PMDB) destacou a importância de Mendes Ribeiro na política estadual e nacional.
- O Brasil e o Rio Grande perdem um de seus mais brilhantes homens públicos. Ainda jovem, galgou os postos mais importantes do mundo político estadual e nacional. Raridade entre os homens públicos, não tinha inimigos, nem políticos. Era um verdadeiro construtor de consensos. Parte, ainda jovem, com grande serviço prestado aos gaúchos e aos brasileiros. Fica seu exemplo e o desafio, para sua legião de seguidores e para todos que façam vida pública em nosso país, dar continuidade à missão tão bem levada à exito por ele que hora nos deixa.
O deputado federal (PMDB) Osmar Terra ressaltou o perfil agregador do ex-deputado.
- Mendes vai fazer falta pela habilidade nata que ele tinha de agregar, que faz muita falta na política. Ele sempre evitou conflitos e buscava juntar as pessoas na mesma causa.
Valter Luis da Costa Nagelstein, presidente do diretório municipal do PMDB de Porto Alegre, também lamentou a perda de Mendes Ribeiro.
- Muito triste, embora nós já havíamos nos preparado para isso. O Mendes foi nosso presidente do diretório, me apoiou, pessoa por quem eu tinha maior apreço, respeito. Estamos muito tristes, especialmente porque essa doença aconteceu no momento do voo mais alto dele.
O vice-presidente Michel Temer (PMDB) poderá comparecer ao velório nesta tarde.
Leia as últimas notícias
* Zero Hora